sábado, 2 de junho de 2012

Roteiro do Projeto
Título: Arte como terapia para deficientes físicos e metais.
Discente: Angelina dos Santos Angelim.

1.      Apresentação:
             O projeto tem por objetivo a interdisciplinaridade entre a arte e a saúde, visando proporcionar através da pintura e desenho uma terapia, um prazer para crianças e adolescentes deficientes que fazem parte da Associação dos Deficientes Físicos de Tarauacá.
             Entretanto o projeto em si busca conceitos e praticas em torno da arte como terapia e fonte de cultura, e serão ministradas através orientações, conversa informal e prática do desenho e pintura.
2.      Motivação:
             O tema escolhido Arte como terapia para deficientes físicos e metais, foi inspirado através da convivência com diversos públicos, pois notei que os deficientes ainda são pouco valorizados, ou seja, ainda são excluídos de diversas atividades recreativas. Desta forma aproveitei a oportunidade de estar proporcionando a este público a arte e suas sublimes transformações.
3. Objetivos:
          Proporcionar conhecimento sobre a arte e a pintura, de forma clara, objetiva e prática, utilizando a técnica da pintura e do desenho.
4. Público alvo:
         O projeto terá como público alvo crianças e adolescentes portadoras de deficiências e necessidades especiais que fazem parte da Associação dos Deficientes físicos de Tarauacá, onde será realizado um pequeno encontro com os mesmos no Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS.
 5. Metodologia:
          A minha metodologia acontecerá nas seguintes etapas:
1ª etapa: Primeiramente irei apresentar o tema Arte como terapia para deficientes físicos e metais, em seguida irei fazer uma conversa informal para colher conhecimentos prévio sobre o assunto a ser tratado.
2ª etapa: Explicar conceitos básicos da pintura, cores e artistas renomados.
3ª etapa: Fazer uma dinâmica para descontrair e mostrar através de slide algumas pinturas e desenhos.
4ª etapa: Distribuir os materiais a serem trabalhados como: papel vergê, tinta guache, pinceis, lápis e giz de cera. Logo após colocá-los para desenvolver a prática da pintura.
5ª etapa: Expor em mural as produções artísticas.
6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:
Os materiais que serão utilizados nas produções das obras são:
ü      Papel vergê;
ü      Tinta guache de diversas cores;
ü      Pinceis pequenos;
ü      Lápis 2B;
ü      Giz de cera.
Recursos necessários
  •  Slides;
  • Data show;
  • Notebook;
  • Mural informativo.
7. Referencias:
BARBOSA, A. M. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
CASTRO, E. D. Atividades artísticas e Terapia Ocupacional: construção de linguagens e inclusão social. 2001. 326fls. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
Sites Visitados:
http://arteesaude.com.br/ acessado no dia 21/04/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=4f4dRvVpIhs acessado no dia 21/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário