sábado, 2 de junho de 2012

Versão Final do Projeto





Título: Arte como terapia para deficientes físicos e metais.
Autoria: Angelina dos Santos Angelim.
  1. Apresentação:
             O referido projeto tem como tema a “Arte como terapia para deficientes físicos e metais” com o objetivo de ensino e aprendizagem na interdisciplinaridade entre a arte e a saúde, visando proporcionar através da pintura e desenho uma terapia, um prazer para crianças e adolescentes deficientes que fazem parte da Associação dos Deficientes Físicos de Tarauacá.
             Entretanto o projeto busca os conceitos e práticas em torno da arte como terapia e fonte de cultura, procurando assim a interação entre o sujeito (criador), o objeto de arte (criação) e serão ministradas através orientações, conversa informal, prática do desenho e pintura e conhecimento de algumas obras de artistas como Wassily Kandinsky e Van Gogh.
  1. Motivação:
Segundo algumas pesquisas “A Arte-terapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de ligar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia. Variados autores definiram a Arte-terapia, todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão. É a arte livre, unida ao processo terapêutico, que transforma a Arte-terapia numa técnica especial”.
            O tema escolhido Arte como terapia para deficientes físicos e metais, foi inspirado através da convivência com diversos públicos, pois notei que os deficientes ainda são pouco valorizados, ou seja, ainda são excluídos de diversas atividades recreativas. Desta forma aproveitei a oportunidade de estar proporcionando a este público a arte e suas sublimes transformações.

  1. Objetivos
Objetivo Geral:

Possibilitar conhecimento e aprendizagem sobre a arte e a pintura, de forma clara, objetiva e prática, utilizando a técnica da pintura e do desenho. Redescobrindo na arte a interdisciplinaridade.
Objetivos Específicos:
ü      Transmitir aprendizagem;
ü      Produzir desenhos e pinturas através da percepção emocional;
ü      Refletir sobre algumas obras de artistas renomados;
ü      Expor os desenhos e pinturas produzidas.
ü      Estimular a arte dentro do cotidiano.
4. Público alvo:

         O projeto terá como público alvo crianças e adolescentes portadoras de deficiências e necessidades especiais que fazem parte da Associação dos Deficientes físicos de Tarauacá, onde será realizado um pequeno encontro com os mesmos no Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS.

5. Metodologia:

          A minha metodologia acontecerá nas seguintes etapas:
1ª etapa: Primeiramente irei apresentar o tema Arte como terapia para deficientes físicos e metais, em seguida irei fazer uma conversa informal para colher conhecimentos prévio sobre o assunto a ser tratado.
2ª etapa: Explicar conceitos básicos da pintura, cores e artistas renomados.
3ª etapa: Fazer uma dinâmica para descontrair e mostrar através de slide algumas obras de Wassily kandinsky e van gogh.
4ª etapa: Distribuir os materiais a serem trabalhados como: papel vergê, tinta guache, pinceis, lápis e giz de cera. Logo após colocá-los para desenvolver a prática da pintura e desenho.
5ª etapa: Expor em mural as produções artísticas.

6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:
Os materiais que serão utilizados nas produções das obras são:
ü      Papel vergê;
ü      Tinta guache de diversas cores;
ü      Pinceis pequenos;
ü      Lápis 2B;
ü      Giz de cera.
Recursos necessários
ü                          Slides;
ü                          Data show;
ü                          Notebook;
ü                          Mural informativo.
Sites Visitados:
http://arteesaude.com.br/ acessado no dia 21/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário